As inscrições para o processo de escolha de diretores de escola da Rede Estadual de Ensino tiveram início hoje (05). A inscrição pode ser feita pelo site www.see.go.gov.br e segue até o próximo dia 15. Hoje (05), Sousa Filho, Subsecretário Regional de Educação, concedeu coletiva à imprensa para falar sobre o processo eleitoral.
Sousa explicou que poderão se inscrever no processo de escolha para a função comissionada de diretor, o professor efetivo que tenha no mínimo, 2 (dois) anos, de regência em sala de aula, coordenador pedagógico, diretor, ou vice diretor. É necessário que o candidato tenha pelo ao menos um ano de atuação na unidade escolar em que se candidatar e que seja licenciado em qualquer área de conhecimento, preferencialmente, com especialização ou aperfeiçoamento em Gestão Escolar.
O Subsecretário informou ainda que os inscritos no processo de escolha dos diretores das unidades escolares participarão do curso de formação, na modalidade à distância, no período de 16 de maio a 04 de junho. Os inscritos serão submetidos a uma avaliação de conhecimentos sobre gestão escolar no dia 5 junho. Os candidatos selecionados na avaliação, cujo resultado será divulgado no dia 12 de junho, no site da Secretaria, devem proceder ao registro de sua candidatura junto à Comissão Local e apresentar seu Plano de Trabalho no período de 13 a 18 de junho.
A escolha do diretor pela comunidade escolar ocorrerá por meio de votação direta e facultativa, no dia 28 de junho de 2011, das 7h30 às 21h, sendo que cada unidade escolar deverá, no dia e hora descritos, receber a comunidade para o processo de escolha.
No que se refere à remuneração, está tramitando projeto para aumentar a gratificação dos novos diretores. “Há uma aposta muito grande do Governo Marconi Perillo no papel do gestor das unidades escolares, com anúncio de um aumento de 45% na gratificação do diretor. Isso também deve estimular a participação dos professores nesse processo eleitoral”.
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