Matéria divulgada no Fantástico, no último domingo (08), sobre a qualidade da merenda escolar em vários estados do Brasil e que mostrou irregularidades em unidades escolares do Novo Gama e Águas Lindas, Entorno de Brasília, chocou à sociedade. Thiago Peixoto, Secretário de Estado da Educação (SEDUC), decidiu afastar temporariamente dos cargos os diretores das escolas mostradas na reportagem. Além da medida tomada, após denúncias sobre situações inadequadas ao acondicionamento de alimentos e ao preparo da merenda escolar, a SEDUCvai intensificar a fiscalização da merenda escolar em toda a rede estadual de ensino, priorizando as escolas da região do Entorno de Brasília.
A Supervisora de Merenda lembra que uma equipe técnica está sempre visitando as unidades escolares. “Fazemos visitas periódicas às escolas, visitas de supervisão e podemos constatar, por exemplo, a qualidade dos gêneros recebidos ou o armazenamento de carnes, que devem estar sempre em plásticos transparentes e com data de validade. Os pais podem ficar tranquilos porque as escolas compram verduras, legumes, frutas e carnes fresquinhos”.
Nas escolas da rede estadual em Goiás, a gestão da merenda é descentralizada, pontua Renata Carvalho. São as escolas que compram os alimentos necessários, acondicionam, preparam e distribuem a merenda aos estudantes. Essa descentralização, entretanto, que dá autonomia às escolas, implica, por outro lado, maior responsabilidade dos gestores na condução de cada etapa do processo da merenda escolar. “O gestor deve continuar observando com total rigor o acondicionamento e o feitio dessa merenda. Embora, a Subsecretaria de Educação esteja fazendo o seu papel e visitas de supervisão, cabe ao gestor da unidade escolar também verificar com mais empenho todas às determinações para evitar irregularidades”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário