Cerca de 300 pessoas, entre vereadores, assessores e lideranças participaram do seminário promovido pelo Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo, o Intercâmaras. Realizado pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Ministério Público, a OAB Goiás e o Tribunal de Contas do Estado, o programa tem por objetivo aproximar e promover a troca de experiência entre o Legislativo estadual e as câmaras municipais. O evento, o primeiro de uma série de nove encontros regionais, foi realizado em Catalão, no Centro Cultural Labibe Faiad e teve início às 8 horas.
Em discurso, o deputado lamentou as ausências, “Espero que um dia possamos trabalhar em prol das pessoas sem picuinhas partidárias. Se nós que representamos a democracia não sabermos lidar com as diferenças, quem perde é o povo”, lamentou o presidente, se referindo ao fato de o presidente da Câmara Municipal de Catalão, Deusmar Barbosa e o prefeito do município, Velomar Rios, ambos do PMDB, não terem comparecido.
De acordo com Jardel, o município não foi escolhido ao acaso. “Catalão é uma cidade emblemática, extremamente importante, tem um PIB maravilhoso e coincidentemente, eu sou daqui. Também quis homenagear a minha querida cidade e a festa de Nossa Senhora do Rosário. Ano que vem será um ano eleitoral, e é muito importante os políticos saberem o que é permitido e o que não é.”, explicou. Um das palestras foi justamente sobre o tema.
Representando a Câmara Municipal de Catalão, o vereador Silvano Mecânico (PR) afirmou que os legisladores municipais sempre tiveram de ligar no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para esclarecer alguns pontos sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e sobre a legislação eleitoral. “Foi muito bom poder esclarecer as dúvidas. Muitos políticos infringiam a lei porque simplesmente por desconhecê-la”, disse.
Bombeiros foram homenageados
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), aproveitou a oportunidade para homenagear os 40 integrantes da 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Catalão e ainda dois executivos da Serra do Facão Energia, o diretor-presidente, Eduardo Bueno Guimarães, e o gerente sócio-ambiental, Fernando de Araújo Arães, com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida pela Casa de Leis.
Representando o governador Marconi Perillo, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Helbingen Júnior, afirmou que a homenagem é um reconhecimento social pelos trabalhos desenvolvidos pela corporação. “Essa é uma forma de demonstrar que estamos no caminho certo. Em nome de cada bombeiro, eu agradeço ao presidente e à Assembleia pela iniciativa”, ressaltou.
Em discurso, o deputado ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho dos Bombeiros. “Estou envaidecido em poder homenagear eles, que são heróis anônimos. Quero agradecer pelo profissionalismo e atuação na nossa região. O Corpo de Bombeiros é a corporação de referência em todo o Brasil e aqui em Catalão não é diferente”, declarou.
O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, Bruno Dias Prudente discursou em nome da corporação e afirmou que a iniciativa “reanima a chama do amor por Catalão e nossa região”. “Quero agradecer a todos, em especial o presidente Jardel por esse reconhecimento, por parte do Legislativo, que é muito importante para todos nós. Estamos prontos pela pátria, pela comunidade e por Catalão”, agradeceu.
Assessoria de Comunicação
Lara Cristina-64-9902-7723
Regiane Sousa- Fotos- 64-8123-1466
Regiane Sousa- Fotos- 64-8123-1466